1. Arquivo Central é responsável por elaborar a proposta geral de atuação do Centro de Memória e Documentação atento aos pedidos da instituição. Responsável pela ligação com a instituição e por administrar todas as subseções.
2. O Arquivo institucional, responsável por elaborar o planejamento e a administração do arquivo institucional e também por empregar as diretrizes do Arquivo Nacional para os documentos de RH e de produção interna.
3. O Arquivo histórico, responsável por todo acervo documental histórico presente dentro do Arquivo e por guardar para gerações futuras os conhecimentos produzidos na atualidade, como por exemplo os projetos e as atas.
CENTRO DE MEMÓRIA E DOCUMENTAÇÃO (CMD)
O PROJETO
O CENTRO DE MEMÓRIA E DOCUMENTAÇÃO é uma organização única, se encaixando no conceito de Centro de Memória, mas também apresentando um arquivo institucional.
“Um centro de memória é uma área, setor ou unidade – dentro de cada instituição – que tem como objetivo reunir, organizar, conservar e produzir conteúdo a partir da memória institucional, presente tanto na documentação histórica da organização quanto na memória de seus colaboradores e de outros atores relacionados à vida institucional.”*
Na Cruz Vermelha Brasileira, o CMD serve como um armazenador e
propagador da memória institucional e para que sua missão seja bem cumprida ele deve estar organizado. Pensando nisso o CMD se divide da seguinte forma:
4. A Museologia, responsável por preservar, registrar e manter todos os materiais "físicos" do CMD. Devem produzir documentos sobre suas diretrizes e manter relatórios atualizados para ao Arquivo Central. Também responsável por pensar quaisquer políticas de preservação de materiais e organização de exposições museológicas. Além de administrar o museu da Cruz Vermelha Brasileira que possui sua sede no Rio de Janeiro.
5. A subseção de Relações Públicas deve atuar juntamente com a Administração e outros setores da instituição para registrar todos os contatos do projeto e do CMD, sempre buscando abrir novas parcerias e caminhos para o trabalho. Deve manter-se atualizado nas relações externas da instituição. É também de sua responsabilidade criação de materiais para orientação das filiais quanto a cultura de preservação da memória, tanto no campo histórico quanto da atualidade com vistas ao futuro.
6. A Biblioteca deve prezar por organizar e guardar todas as produções da Cruz Vermelha Brasileira e do movimento internacional. É responsável por gerar subsídios para produções acadêmicas por parte dos voluntários fornecendo bibliografia ou orientações para pesquisas.
