top of page

SOBRE NÓS

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho se dedica a prevenir e aliviar o sofrimento humano durante guerras e emergências como epidemias, inundações e terremotos.

 

O Movimento não é uma organização isolada. É formado pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e pelas 189 Sociedades Nacionais. Cada uma dessas partes tem sua identidade e seu papel legal, mas estão todas unidas por sete Princípios Fundamentais, a saber: Humanidade, Imparcialidade, Neutralidade, Independência, Voluntariado, Unidade, Universalidade.

 

Estes princípios são humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade. Cada componente do Movimento está comprometido a respeitá-los e defendê-los.

O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho é a maior rede humanitária do mundo. Sua missão é trazer alívio para o sofrimento humano, proteger as vidas e a saúde de populações e preservar a dignidade humana, sobretudo durante conflitos armados e outras emergências. O Movimento está presente em todos os países e conta com o apoio de milhões de voluntários.

 

 

CRUZ VERMELHA BRASILEIRA

 

A Cruz Vermelha Brasileira, fundada em 5 de dezembro de 1908, é constituída com bases nas Convenções de Genebra, das quais o Brasil é signatário. É uma associação civil, sem fins lucrativos, de natureza filantrópica, independente, declarada pelo governo brasileiro de utilidade pública internacional, de socorro voluntário, auxiliar dos poderes públicos e, em particular, dos serviços militares de saúde.

Missão

Atenuar o sofrimento humano sem distinção de raça, religião, condição social, gênero e opinião política.

 

Visão estratégica mundial 2020, segundo o Documento Estratégia 2020, da Federação Internacional de Cruz Vermelha

Atualmente é uma instituição muito dinâmica, pois em todo o mundo busca através de suas Conferencias e Assembleias elaborar e planejar ações de curto, médio e longo prazo, sempre visando dar a melhor e mais eficaz resposta às situações que o ser humano esteja em situação de vulnerabilidade.

 

Valores – Princípios Fundamentais

  • HUMANIDADE:

Não mede esforços para evitar e aliviar o sofrimento humano sob quaisquer circunstâncias. Procura não só proteger a vida e a saúde, como também fazer respeitar o ser humano. Promove a compreensão mútua, a amizade, a cooperação e a paz duradoura entre todos os povos.

 

  • IMPARCIALIDADE:

Não faz nenhuma discriminação de nacionalidade, raça, religião, condição social, gênero ou opinião política. Procura apenas minorar o sofrimento humano, dando prioridade aos casos mais urgentes de infortúnio.

 

  • NEUTRALIDADE:

Abstém-se de tomar partido em hostilidades ou de participar, em qualquer tempo, de controvérsias de natureza política, racial, religiosa ou ideológica.

 

  • INDEPENDENCIA:

É independente e deve manter sua autonomia, mesmo nas atuações das Sociedades Nacionais, como auxiliares dos poderes públicos em suas atividades humanitárias, sujeitas às leis que regem seus respectivos países, a fim de agir sempre de acordo com os Princípios Fundamentais da Cruz Vermelha.

 

  • VOLUNTARIADO:

É uma Instituição  voluntária de Socorros sem nenhuma finalidade lucrativa

 

  • UNIDADE:

Ela é única. Só pode existir uma Sociedade de Cruz Vermelha em cada país. Está aberta a todos e exerce sua ação humanitária em todo território nacional.

 

  • UNIVERSALIDADE:

É uma instituição mundial, na qual todas as Sociedades têm iguais direitos e dividem iguais responsabilidades e deveres, ajudando-se mutuamente.

 

A Cruz Vermelha Brasileira, reconhecida pelo governo brasileiro como sociedade de socorro voluntário, autônoma, auxiliar dos poderes públicos, e em particular, dos serviços militares de saúde, é a única autorizada a exercer seus trabalhos em todo o território nacional.  Mantém um Órgão Central, na Cidade do Rio de Janeiro, que coordena, fiscaliza, orienta e regula as atividades de suas Filiais, que são seus braços operacionais distribuídos pelo país, que seguem os mesmos moldes do Movimento Internacional.

 

Objetivos:

 

• Salvar vidas em catástrofes, previr doenças e apoiar a recuperação local.

• Garantir saúde e vida seguras.

• Promover a inclusão social e a cultura da não violência.

 

Departamentos Diretores:

Os Departamentos da Cruz Vermelha Nacional têm o objetivo de operacionalizar as estratégias definidas pelo Conselho Diretor Nacional e guiar o trabalho das unidades estaduais e municipais da Cruz Vermelha, definindo suas diretrizes de ação.

 

São eles:

  • Departamento Nacional de Voluntariado

  • Departamento Nacional da Juventude

  • Departamento Nacional de Socorros e Gestão de Desastres

Contacte-nos

 

(21) 2507-3392 

Encontre-nos:
Praça Cruz Vermelha, 10/12 - Centro
20230-130 Rio de Janeiro - RJ 

bottom of page